TRIZY + BRF: Veja como uma das maiores indústrias do Brasil tornou a sua operação logística mais segura

A Trizy atua na área de logística, agendamento de carga, transporte e cotação de frete. Já a BRF é uma das principais empresas do Brasil no segmento de alimentos congelados e grãos, se destacando no mercado por sua grande variedade de produtos.  

A principal iniciativa da parceria foi a implementação de um sistema integrado que conecta os sistemas TSM Trizy a operação da BRF, permitindo acompanhar toda a rota de carga e descarga da indústria.

Quem é a BRF

BRF é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com sede na cidade de São Paulo, ela produz e comercializa alimentos congelados, avícolas, lácteos, congelados, entre outros. É a responsável por algumas das marcas mais conhecidas e populares no mercado brasileiro, como Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Bocatti, Piraquê e Viena. A BRF também fornece alimentos para grandes redes de supermercados e restaurantes no Brasil e no exterior.  

A empresa foi fundada em 1934 como Fábrica de Alimentos Frios S.A. e desde então tem crescido continuamente. Atualmente, a BRF possui mais de 60 mil colaboradores, opera em mais de 20 países e é responsável por mais de 20 marcas. A BRF tem como missão oferecer alimentos de qualidade, saudáveis e saborosos para todos os consumidores. Além disso, a empresa também se compromete com o desenvolvimento sustentável, investindo em tecnologias para reduzir o impacto ambiental e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.  

A companhia também possui uma forte presença no mercado de exportação, sendo responsável por aproximadamente 20% das exportações brasileiras de alimentos. Seu foco é levar produtos de qualidade para todas as partes do mundo, expandindo sua presença ainda mais. Em 2020, a BRF completou 86 anos de história e continua a conquistar o mercado internacional com seus produtos de qualidade e compromisso com o desenvolvimento sustentável.  

História dessa parceria

Em 2018 iniciamos a implantação da plataforma Trizy Agendamento de Carga na BRF, o projeto tem como principais objetivos o aumento de performance e eficiência operacional do processo de recebimento de grãos, gerar um modelo diferenciado de comunicação com os fornecedores, e agregar mais confiabilidade na informação.

Na ocasião, um dos desafios foi a busca de uma solução que otimizasse a produtividade na operação com foco na atuação de carga e descarga. A solução tecnológica proposta pela Trizy foi a implementação de uma plataforma desenvolvida chamada TSM Agendamento. Essa proposta permitiu o acompanhamento da carga em tempo real durante a operação, que garantiu mais ganhos na produtividade logística da empresa, dispensando o uso de interações humanas para o preenchimento de planilhas, todos os dados são disparados automaticamente.  

Para Rafael Klotz, Supervisor de Operações da Trizy, a implantação da solução de Agendamento de Carga consolidou ainda mais o produto como uma referência de mercado: “Nosso desafio nesse projeto era implantar uma solução que permitisse o controle da equipe logística BRF em relação a capacidade das plantas e liberação de cotas de agendamento para os clientes /fornecedores/ transportadores. Através do TSM reduzimos o tempo do veículo na operação, gastos com diária e fila no pátio apresentando o detalhamento da situação do agendamento/operação em tempo real. E com o BID garantimos que as atividades da organização estejam em conformidade com os requisitos legais, éticos e regulatórios (Compliance)”.

A empresa buscava uma solução para organizar a cadência de recebimento dos veículos para descarregamento. Necessitava de um recurso voltado ao setor de grãos, e que entendesse as particularidades desse seguimento. Esse foi o diferencial da Trizy, um sistema voltando para a logística do Agronegócio Brasileiro.

De acordo com o analista de logística da BRF, Carlos Eduardo Pereira, o uso da plataforma foi de grande ganho para a indústria. “O uso do Trizy foi uma grande virada, porque até então nós não tínhamos credenciamento. A gente atuava no modelo de auditoria, que é uma amostragem, onde a gente pegava na “unha” e fazia um relatório pegando uma amostragem por transportadora e ia olhando documento por documento para validar uma CNH. Então decidimos procurar algumas soluções que facilitassem o nosso trabalho e a Trizy foi a que mais se adaptou ao nosso modelo de operação.”

Confira também:  

Veja como a Trizy ajudou a EMAL Mineração a conseguir mais eficiência na sua operação

Parceria operacional na logística: conheça os resultados conquistados pela Martini Meat com o Trizy agendamento

Mais segurança para seus motoristas transportadores

A BRF passou por uma modernização importante nos seus processos de carga e descarga para torná-los mais eficientes e seguros. O principal objetivo da modernização foi reduzir custos e aumentar a segurança.  

Para reduzir os custos, a BRF investiu em soluções de tecnologia de gestão de cargas, como rastreio de veículos e outras técnicas de planejamento de rotas.  

Essa tecnologia permitiu redução do tempo de espera em filas para carga e descarga de 04h:30min para 01h:30min.

Além disso, a BRF modernizou seus processos de descarga, o que ajudou a aumentar a segurança para seus colaboradores “Acima de tudo, sempre valorizaremos a segurança. Ou seja, para que nossas cargas, nossos produtos, sejam transportados com segurança. Visando que saia de sua origem e chegue ao seu destino da mesma forma, e que não ocorra acidentes ou impacto no transporte da carga. Tanto para nosso próprio motorista quanto para terceiros. Claro, com isso entendemos que é um processo de mudança cultural e visa o bem-estar do próprio motorista. É nisso que a BRF vem trabalhando desde que nós temos um histórico de segurança que começamos lá na indústria. A gente viu o canteiro de obras e dissemos, estamos olhando a indústria, mas temos nossas cargas transportadas por nossos motoristas.”, explica Carlos.

Outra iniciativa que a BRF tomou para melhorar os processos de descarga foi a implementação de scanners e leitores de código de barras para ajudar a rastrear os itens recebidos. Isso ajudou a garantir que os produtos sejam acompanhados corretamente e que não haja erros na descarga. Além disso, a indústria também implementou sistemas de controle de qualidade para garantir que todos os produtos sejam seguros para consumo. De acordo com Carlos, todas essas melhorias ajudaram a otimizar seus processos de descarga, aumentar a segurança e diminuir o número de acidentes com caminhões na estrada.

“A gente vem construindo ano a ano reduções expressivas de acidentes, números muito bacanas, onde deveríamos estar por volta de 2013, onde estávamos com o processo maduro e começamos a fazer as medições, reduzimos em torno de 67% a 70% dos nossos acidentes”, conclui.  

Veja também: Baixe nosso e-book de cases AQUI

Mais automação através do credenciamento:

A modernização dos processos de descarga da BRF tem ajudado a aumentar a agilidade e a eficiência dos processos de entrega de produtos. O credenciamento de motoristas, por exemplo, permite que os motoristas sejam identificados e autorizados a realizar as entregas, reduzindo assim o tempo de espera na descarga.  

“Com a interface Trizy já é completamente automatizada, então a mão humana em questão de erro diminui bastante. Então a gente acha que é uma baita evolução que vem contribuir com a gente, com certeza. E esse ano as nossas fichas estão todas apostadas, em janeiro a gente fechou em torno de 7.000 credenciados”. Relata Carlos.

Além disso, com a automação, os processos se tornam mais seguros, pois os dados dos motoristas são armazenados eletronicamente, garantindo que as informações sejam protegidas. “Então, a gente veio de um credenciamento que durava em torno de 24 horas e passamos a ter um credenciamento automatizado que fica pronto em até 10 minutos. Se o credenciamento do motorista será provado ou não, isso é um tempo estimado. Mas imagina você sair de uma operação que durava 24 horas para minutos, isso é fantástico!”.  

A BRF também tem desenvolvido treinamentos e cursos sobre direção defensiva para aprimorar ainda mais as habilidades de seus motoristas. Os treinamentos abordam tópicos como técnicas de direção segura, gestão de tempo, orientação de rotas, regulamentação e consciência de segurança no trânsito. Os motoristas também recebem treinamento sobre como prevenir acidentes e usar equipamentos de segurança apropriados. O objetivo da BRF é garantir que todos estejam aptos para lidar com qualquer situação de direção de forma responsável e segura.

"São caminhos cada vez mais assertivos. Hoje a gente começa a perceber que a BRF tem um transportador mais conscientizado, mais parceiro. Ele sabe que se vai carregar uma carga da BRF, já existem alguns requisitos para que ele atenda. Aí que entra o credenciamento e checklist. Tudo isso vem se convertendo ao resultado do zero acidente. Pra você ter ideia, em 2022 nós tivemos o recorde de 150 dias com zero acidentes.” Conclui.

Ação motorista nota 10

Em parceria com a Trizy a BRF passou a entregar uma bonificação aos motoristas com histórico de responsabilidade e cuidado no trânsito, disponibilizando R$ 100 de consumação na lojinha de produtos da indústria.

De acordo com Carlos, essa foi uma estratégia para incentivar os motoristas a usarem o aplicativo de agendamento da maneira correta.

“Os critérios para que o motorista seja reconhecido é através do próprio aplicativo. Mês a mês o motorista pode ser reconhecido com uma bonificação de consumação na nossa loja. Agora ele sabe que se usar o app da maneira certa pode receber esse bônus, gerando satisfação para ele e pra nós”.  

Resultados alcançados

Fazer a automação completa do sistema foi o resultado mais significativo, segundo Carlos. Através do agendamento foi possível reduzir o tempo do veículo na operação, diminuindo os gastos com diária e fila de veículos no pátio. Além disso a gestão de pátio apresenta o detalhamento da situação do agendamento/operação em tempo real, o que garante ainda mais segurança.  

Com início da implantação, o Trizy passou a ser a plataforma oficial dos agendamentos das cargas na indústria que já realizou mais de 1.102.274 agendamentos.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre essa parceria? Então clique AQUI

Essa parceria prova que mesmo em um cenário considerado “caótico”, é possível implementar ações de gestão bem-sucedidas. Conheça essa e mais algumas soluções em gestão e controle da logística que maximizaram custos e otimizaram ainda mais o tempo de operação através do Trizy e transforme seu projeto em um case de sucesso também!  

Agende uma simulação em: https://www.trizy.com.br/

Veja também:  

Logística de Sementes: gestão eficiente com o Agendamento de Carga Trizy

Voltar
@Copyright 2022 - Trizy - Todos os direitos reservados. Sinlog Tecnologia em Logística S.A.
CNPJ 28.556.723/0001-90 | Rua Ricardo Lustosa Ribas, nº 651 - Estrela. Ponta Grossa/PR. CEP 84040-140.